|
Sensibilização e participação são as palavras-chave das iniciativas que a Câmara de Sintra promove para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a 21, 22 e 23 de Março, na Serra da Carregueira e na Volta do Duche.
E vão ser as crianças as destinatárias destas iniciativas. Assim, no espaço do Regimento de Infantaria nº1, na Serra da Carregueira, repetir-se-á a experiência do ano passado. Nos dias 21, 22 e 23 de Março, sempre às 9h30, cerca de mil alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos das escolas de Agualva, Belas, Cacém e Mira-Sintra cumprirão um percurso de orientação, composto por "provas" e "obstáculos", associando a vertente lúdica à pedagógica.
A medição do perímetro das árvores, a avaliação da sua idade e da quantidade de litros de água já bebidos, tendo em conta o seu nível de desenvolvimento, constituem-se como algumas das provas a cumprir. Também a área dos primeiros socorros, natureza e ambiente, segurança, prevenção de fogos florestais e sistemas de alerta serão abordadas.
Já a Volta do Duche oferece o cenário para uma outra actividade. Por volta das 10h, cerca de 50 crianças irão assistir à plantação de uma árvore – um exemplar da espécie "Pimenteira Bastarda" –, que substituirá um pinheiro doente, repondo-se, assim, o número de árvores que lá moram.
Todas as crianças receberão um pequeno presente – um saquinho com um bolbo – que procura incrementar o respeito que as plantas e as árvores devem suscitar-lhes e estimular a sua curiosidade para um processo de desenvolvimento com semelhanças com o seu próprio crescimento.
Para reforçar esta mensagem de sensibilização ambiental, seguir-se-á a leitura animada da história "A Floresta d’água", da autoria de Jorge Salgueiro, que alude para a mesma temática e para os perigos que a sua destruição comporta para o equilíbrio da natureza.
Fonte: CM de Sintra.
|