|
A Alagamares-Associação Cultural realizou, através do seu Núcleo de História e Arqueologia, no passado dia 25 de Fevereiro, uma abordagem histórica dos castelos e defesas militares na raia de Castela, no Alto Alentejo, da forma como foram edificados e dos sucessos militares a eles associados.
Em dia tempestuoso e pouco abençoado por S. Pedro, os 50 participantes do circuito histórico pelas fortalezas de fronteira visitaram Marvão, em dia brumoso, ninho das águias - que com tal tempo só podiam estar engripadas -, Alter do Chão e o seu complexo coudélico, e Castelo de Vide.
Objectivo: dar a conhecer um pouco dos castelos de fronteira, junto à "vilã Castela" de outrora, e das realidades do distrito de Portalegre, rico em vestígios neolíticos, castelos medievais, fauna e flora, no cenário desta vez muito "britânico" da Serra de S. Mamede. A armadura de D. Sebastião lá estava, em Alter, e, se há dia para o regresso do Encoberto, devido ao nevoeiro, poderia ter sido este, com uma entrada hollywoodesca.

Passeio cultural na região do Alentejo: visitantes na Coudelaria de Alter do Chão. Foto: Joel Canavilhas (25/Fev/2006).
Em Marvão, localidade ligada à resistência contra invasores franceses e castelhanos (Guerra da Sucessão de Espanha, Guerra das Laranjas, etc.), foi analisada a importância daquele marco a 900m de altitude, na Serra de S. Mamede, onde, além do castelo, se visitaram os Museus Militar e Medieval e a Casa da Cultura.

Passeio cultural na região do Alentejo: Casa da Cultura, em Marvão. Foto: Joel Canavilhas (25/Fev/2006).
Em Castelo de Vide, a 'Sintra do Alentejo', foi visitado o centro histórico, castelo, judiaria e antiga sinagoga, e evocaram-se três vultos históricos aí nascidos: Garcia de Orta, Mouzinho da Silveira e Salgueiro Maia.
|